Fundação Convento da Orada

2ª Edição 2013-2014

Cartaz, Apresentação, Regulamento e Formulário de Candidatura em português:

Apresentação Apresentação Regulamento Formulário de candidatura

Cartel, Presentación, Reglamento y Formulario de Candidatura en español:

Avaliação

O Presidente da Fundação Convento da Orada (FCO), a Presidente da Fundación Antonio Font de Bedoya (FAFB), o Presidente da OA/ Ordem dos Arquitectos de Portugal e o Presidente da Fundación Cultural do Colegio Oficial de Arquitectos de Léon (FUNCOAL), instituidores da II Edição do Prémio Ibérico de Investigação da Arquitectura Tradicional, têm a honra de informar sobre o resultado da atribuição do Prémio Ibérico e Menções Honrosas.

Na sequência de criteriosa seleção das 36 candidaturas submetidas ao Prémio Ibérico de Investigação da Arquitectura Tradicional, foram apurados 8 finalistas, dos quais foram selecionados o Prémio Ibérico 2013–2014 e duas Menções Honrosas.

A avaliação considerou as investigações que melhor respondiam aos critérios de seleção definidos, nomeadamente o contributo para o conhecimento na problemática abordada; a originalidade e inovação na investigação; a fundamentação teórica através da revisão da literatura e da definição do estado da arte; a justificação assim como a qualidade das metodologias de investigação aplicadas.

O elevado número de candidaturas e a qualidade geral das investigações submetidas dificultou a seleção final, da qual se destacou, por unanimidade, pela sua consistência e excelência, o Premiado desta II Edição.

Cerimónia de Atribuição do Prémio
A Cerimónia de atribuição do Prémio Ibérico e das Menções Honrosas irá integrar a cerimónia do Dia Mundial da Arquitetura, que decorrerá no dia 7 de Outubro, às 18h, na sede da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa.

Local da Cerimónia
Travessa do Carvalho, 23
1249–003 Lisboa

Prémio Ibérico
(no valor de 3000 euros)
Autora: Joana Maria dos Santos Gonçalves
Título: Tradição em Continuidade: Levantamento das Quintas da Terra Fria Transmontana e Contributos para a Sustentabilidade.

Menção Honrosa
(sem dotação económica)
Obs. Júri: Menção atribuída devido ao rigor e sistematização da investigação
Autora: Cristiana Veiga de Macedo Lamas
Título: Consolidação e Reforço de Estruturas de Alvenaria e de Madeira. Técnicas de Intervenção integradas na Reabilitação Arquitectónica do Edificado Antigo Português.

Menção Honrosa
(sem dotação económica)
Obs. Júri: Menção atribuída devido à metodologia e profundidade da investigação
Autora: Marta Colón Alonso
Título: Transformaciones Históricas en el Convento de San Francisco de Betanzos.

Edição 2011-2012

Cartaz, Apresentação, Regulamento e Formulário de Candidatura em português:

Apresentação Apresentação Regulamento Formulário de candidatura

Cartel, Presentación, Reglamento y Formulario de Candidatura en español:

Apresentação Apresentação Regulamento Formulário de candidatura

Resultados do Prémio Ibérico de Investigação de Arquitectura Tradicional: Edição bienal 2012-2013

O Presidente da Fundação Convento da Orada (FCO), a Presidente da Fundación Antonio Font de Bedoya (FAFB) e a Presidente da Fundación Cultural do Colegio Oficial de Arquitectos de Léon (FUNCOAL), instituidores do Prémio Ibérico de Investigação da Arquitectura Tradicional, têm a honra de informar sobre o resultado da atribuição do Prémio Ibérico e Menções Honrosas, na sequência de criteriosa seleção, das dezenas de candidaturas submetidas.

I Prémio Ibérico (no valor de 3000 euros):

Autora: Mónica Alcindor Huelva
Título: La Rehabilitación Limitada

4 Menções Honrosas (sem dotação económica):

Autora: Cristina Andreia Cunha de Matos
Título: Paisagens em Movimento

Autor: Fernando Manuel Cerqueira Barros
Título: Construção do Território e Arquitectura na Serra da Peneda

Autor: Rogério Bruno Guimarães Matos
Título: Contributo para a Salvaguarda do Património Arquitectónico - Azenhas & Açudes no Vale do Ave, Paisagem e Memória.

Autor: Samuel da Costa Pereira
Título: Casa de Agricultor

Felicitam-se os premiados pela qualidade das investigações submetidas.

Cerimónia de Atribuição do Prémio
A Cerimónia de atribuição do Prémio e das Menções Honrosas irá celebrar-se em Zamora, Espanha, às 19h, do dia 1 de Outubro 2012 (2ªfeira), Dia Mundial da Arquitetura.

Local da Cerimónia
Fundación Hispano-Portuguesa Rei Afonso Henriques