Fundação Convento da Orada
Resultados da 3ª Edição: 2015-2016

Prémio Ibérico de Investigação de Arquitectura Tradicional

4ª edição 2017–2018

A Presidente da Fundación Antonio Font de Bedoya (FAFB), a Presidente da Fundação Convento da Orada (FCO), o Presidente da Ordem dos Arquitectos de Portugal (OA) e o Presidente da Fundación Cultural do Colegio Oficial de Arquitectos de Léon (FUNCOAL), instituidores do Prémio Ibérico de Investigação da Arquitectura Tradicional, têm a honra de informar da sua decisão.

Foram apresentadas 38 candidaturas a esta 4ª edição do Prémio Ibérico de Investigação da Arquitectura Tradicional, das quais 34 foram consideradas elegíveis, segundo os critérios estipulados em regulamento próprio. Entre as referidas candidaturas foram apurados 5 finalistas, tendo-se decidido que o Prémio Ibérico 2017–2018 é atribuido ex-aequeo a 3 candidatos.

O júri considerou, que os 3 trabalhos ganhadores respondem aos critérios de seleção estabelecidos, nomeadamente um relevante contributo para o conhecimento; sólida fundamentação teórica; relevante metodologia de investigação e sobretudo, originalidade e a inovação na problemática abordada. Um dos membros do júri absteve-se na avaliação final dos prémios atribuídos.

O caráter inovador e a excecionalidade presente nos trabalhos premiados caracterizam os resultados desta 4ª edição do Prémio Ibérico.

Cerimónia de Atribuição do Prémio

A Cerimónia de atribuição do Prémio Ibérico integra os eventos do Dia Mundial da Arquitetura e decorrerá no dia 12 de Outubro, às 19h, na sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, no Porto.

Local da Cerimónia: Rua de Álvares Cabral, nº 144.

Prémio Ibérico

(no valor de 3000 euros)
Partilhado ex-aequeo entre os 3 premiados desta edição:

Autor: Juan Cascales Barrio
Título: Territorio y paisaje en la sierra de Aracena. Casas y asentamientos entre los siglos XV y XX.

Autora: Ana Patrícia Silveiro Correia
Título: A Reabilitação do Edificado Habitacional no Centro Histórico de Viana do Castelo.

Autor: Javier Lara Garcia
Título: Casa y Morfología Urbana: Análisis de una vivienda.