Fundação Convento da Orada
Pormenor do Convento da Orada

Missão

Nos fins assistenciais para que foi criada, reside a génese da sua missão destinada a continuar a obra criada e mantida durante mais de vinte anos pelo Professor e Arquitecto João Rosado Correia, quer como cidadão, quer como orientador de organismos culturais, destinando-se a contribuir para o restauro, conservação e reabilitação do monumento ‘Convento de Orada’.

A Fundação Convento da Orada foi criada para fomentar a reabilitação do património edificado em estreita colaboração com as Escolas de Arquitectura, as Instituições representativas da classe dos Arquitectos e outras entidades nacionais e estrangeiras; para criar oficinas, de cursos de formação de quadros superiores e de quadros auxiliares em técnicas e materiais tradicionais; para criar repositórios de materiais e técnicas tradicionais e de espólio Arqueológico; para criar bibliotecas, laboratórios e oficinas anexas, destinadas à investigação científica e ao ensino das técnicas construtivas e dos materiais tradicionais na arquitectura portuguesa; para participação activa em planos de salvaguarda de centros históricos; para a investigação e recuperação do Património Português disperso pelo mundo, em estreita colaboração com as autarquias e demais organismos e entidades públicas e privadas; para a promoção, em colaboração com as autarquias, estabelecimentos de ensino e demais entidades nacionais e estrangeiras, de acções científicas, culturais, pedagógicas e artísticas e ainda a efectivação, em conjunto com as Escolas de Arquitectura, outros estabelecimentos de ensino e demais entidades nacionais e estrangeiras, de mestrados, doutoramentos, e estágios e formação, em complemento do ensino nas áreas de técnicas em recuperação.